Matrix e Software: Como o Neo Inspirou a Loeffa

Matrix e Software: Como o Neo Inspirou a Loeffa

Você já deve ter reparado que a Loeffa foi bastante influenciada pelo filme Matrix. Já fizemos até um post sobre o que o filme Matrix nos ensinou sobre o futuro.

Os amigos e clientes que já nos perguntam sobre a origem do nome Loeffa também já repararam a aproximação com o tema. E agora, nesse post vamos dar uma pincelada sobre como o Neo – e o filme Matrix – inspirou a criação da Loeffa.

Espero que você já tenha assistido o filme, ao menos o primeiro dos filmes da saga Matrix, que é considerado por muitos um clássico. Se não viu, recomendo fortemente, até porque é o tema principal desse post.

A história do Matrix é envolta no problema principal: as máquinas tomaram conta da humanidade, criando uma realidade simulada próxima da perfeição.

Essa realidade existe para que os humanos – conectados por cabos – possam gerar energia da maneira mais eficiente possível, vivendo como se tudo estivesse normal. A realidade simulada é, no fim, um conjunto de softwares muito complexos para atingir o objetivo.

Além disso, há outras referências a software: Neo é um hacker enquanto dentro da Matrix. É por meio desse contexto que a Trinity entra em contato com Neo.

Já a Loeffa, é uma empresa de desenvolvimento de software customizado, especializada em projetos inovadores. Seu início foi no final da graduação de 3 amigos, em Ciências da Computação. Não tínhamos certeza do caminho a ser percorrido, mas sabíamos que queríamos criar coisas incríveis e ajudar a sociedade a passar pela transformação digital, trazendo a alta tecnologia para resolver as dificuldades do dia-a-dia.

Muito bem, mas qual a relação entre a Loeffa e o Matrix?

Usamos a tecnologia com ética e valores

A Loeffa ajuda empreendedores a ter mais tecnologia a serviço de seus clientes,  garantindo que a tecnologia esteja a favor das pessoas, e nunca contra elas, que é o grande dilema levantado pela história de Matrix, e muitas outras.

Quatro pessoas vestindo fantasias de tropa de clones do Star Wars
Nada de estrela da morte

Além disso, a Loeffa tem como objetivo passar conhecimento de como a tecnologia funciona, para que a sociedade como um todo saiba a usar melhor e acelerar a evolução social. Ao atingir esse objetivo, também acaba evitando qualquer possível futuro apocalíptico que tenha como estopim a falta de conhecimento geral da população.

Sabemos o impacto das ferramentas digitais

Neo descobriu que o intangível pode ter um impacto enorme na vida das pessoas. No caso do Matrix foi uma mudança negativa: o aprisionamento da humanidade.

Mas na vida real temos muitos exemplos de mudanças positivas sendo feitas por coisas intangíveis. Por exemplo, a internet vem revolucionando a forma da humanidade se relacionar, podendo até ser comparável com uma consciência coletiva. E ela é completamente intangível.

A Loeffa acredita que o software – que é intangível – pode trazer um grande impacto positivo para a sociedade.

Desenvolva software sob medida para a sua empresa - Solicite aqui um orçamento

Sempre há uma escolha a ser feita

No Matrix, Morpheus dá a escolha a Neo, de continuar na sua vida de sempre, ou então mudar completamente de rumo. Na Loeffa, gostamos de manter atenção para não ficarmos parados. Pois correríamos o risco de algo muito maior estar acontecendo sem que nós saibamos (como era o Neo, no começo do primeiro filme).

Além disso, estamos sempre atentos para que as decisões sejam sempre as corretas, de acordo com nossa ética e nossos valores. Não podemos fechar os olhos para alguma situação que esteja errada, precisamos sempre identificá-la e avaliar ativamente o caminho a ser tomado.

O Significado do nosso nome

Você deve lembrar da história que contei neste post, quando o Neo fala com um garotinho que entorta a colher, certo? Essa cena é muito emblemática, e nos remete diretamente ao intangível, algo que não existe mas que pode ser completamente moldado aos nossos gostos.

Xícara de café com uma colher no pires
Colher: utensílio básico na vida moderna

Você sabe o que significa Loeffa? A palavra é derivada do Alemão dialetal usado por colonizadores da região do sul do Brasil. A palavra atual no Alemão é Löffel, que significa, literalmente, colher.

Assim como a colher da história é intangível dentro da Matrix, é o Software aqui no mundo real. E a Loeffa é como o budista que molda o software.

E aí, gostou de saber um pouquinho mais das nossas origens e de nossos valores? Agora você já pode dizer para todo mundo que sabe uma palavra em Alemão 😉

Aproveite agora para entender como um aplicativo pode melhorar a comunicação da sua empresa. Ou o que avaliar antes de contratar o desenvolvimento de um software.

Diretor de Tecnologia | CTO @

Desde sempre o menino 'do computador', descobriu na Computação um mundo incrível a desbravar. Após anos como desenvolvedor mobile, encontrou no empreendedorismo um mundo ainda maior e mais desafiador. Aficcionado por carros antigos, tem seu Maverick desde os 17 anos de idade. Investe as horas livres trabalhando nele e lendo livros.

One thought on “Matrix e Software: Como o Neo Inspirou a Loeffa

  1. Sou fã da Loeffa, dos carros antigos e desses 3 amigos. Estou adorando seus textos. Parabéns pela empresa e pela divulgação do trabalho incrível que vocês fazem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *