Por que Investir em Desenvolvimento de Software Personalizado?

Por que Investir em Desenvolvimento de Software Personalizado?

Desenvolver um software personalizado envolve um alto investimento de tempo e dinheiro. Mesmo assim, dia após dia, vemos muitas empresas criando e investindo em seus próprios softwares.

Afinal, quais são as vantagens de se investir em software personalizado para a sua empresa? Vamos levantar alguns motivos pelos quais você pode querer investir em desenvolvimento de software personalizado:

Melhora a produtividade da sua empresa

Toda empresa funciona com base em rotinas, várias tarefas que precisam ser executadas em certa ordem. Cada tarefa dessas tem um objetivo específico, e precisa ser realizada com maestria para garantir um bom resultado e a satisfação dos clientes.

Muitos desses processos podem ser melhorados ou substituídos pela tecnologia. As tarefas mais repetitivas podem ser automatizadas, enquanto outras tarefas podem ter mecanismos que facilitem imensamente o trabalho da sua equipe.

Dessa forma os colaboradores podem focar nas operações mais cognitivas, estratégicas e ter mais tempo para pensar na satisfação do cliente.

Possibilita novos serviços que não seriam possíveis sem tecnologia

O papel da tecnologia sempre foi potencializar as capacidades humanas. Cada vez que uma nova tecnologia é criada abre-se uma infinidade de aplicações práticas que podemos usá-las.

Coisas que apenas uma câmera com longa exposição pode proporcionar.

Com o avanço dos computadores, smartphones e da internet, muitas possibilidades se abriram. Por exemplo, utilizando tecnologias atuais, é possível automatizar a tarefa de lembrar os clientes de tarefas relacionadas à sua empresa. Seja o pagamento mensal, uma pendência documental, um novo produto disponível, ou até se o seu animal de estimação já está pronto na Pet Shop.

Processos que muitas vezes são inviáveis de serem feitos manualmente, agora podem ser feitos com rapidez pelo seu próprio software. Ou ainda, criar uma área exclusiva no seu site para seus clientes verem a comida pedida sendo preparada.

E esses exemplos são apenas utilizando tecnologias comuns e consolidadas, mas que se usadas com criatividade e conhecimento técnico, já podem fazer a diferença.

Evita ser refém de um software já pronto

A principal alternativa a desenvolver um software personalizado é contratar um software já existente, se houver algum disponível que atenda a demanda. Esses softwares são feitos para atender várias pessoas ou empresas ao mesmo tempo. Então eles focam em algum nicho e se propõem a resolver um grupo específico de problemas.

As principais vantagens nesse tipo de software são o tempo e custo reduzidos, uma vez que o software já está pronto e seu custo é compartilhado com várias pessoas. As desvantagens estão concentradas na necessidade de se adequar às limitações do software (e não o contrário), e a dependência da empresa que criou o software.

Tome como exemplo o mercado de e-commerces. Há várias plataformas disponíveis atualmente, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Quando você, dono de um e-commerce, não está satisfeito, pode mudar para outra plataforma. Porém vai precisar mais uma vez se adequar às possibilidades e limitações da nova plataforma.

Se você tem uma visão única para seu e-commerce pode ter dificuldades na hora de botá-la em prática, por conta das limitações das plataformas. E tudo bem, pois softwares prontos têm um custo mais baixo justamente por ser mais abrangente, para atender inúmeras empresas. Quando você está em busca de algo novo, pode ser a hora de desenvolver um software personalizado.

O Floquinho está livre para agir do jeito que preferir ao redor desse lago incrível.

Pode criar uma Experiência personalizada e única para seu cliente

O que faz sua empresa diferente dos seus concorrentes? Muitas coisas devem ser parecidas, mas deve ter algo que o faz diferente dos outros. Seu negócio tem características exclusivas, e o software pode acompanhar isso e evidenciar a sua vantagem competitiva.

Um dos maiores motivos de criar um software personalizado é para abrir um novo canal de comunicação com os clientes. Seja um site, um painel ou um aplicativo. Você pode e deve botar a alma da sua empresa nesse novo canal de comunicação. Traga a identidade visual única da sua empresa, bole interações que seus clientes não vão esquecer.

Muda a forma como os clientes vêem a sua empresa

Quando uma empresa inova, ela está deixando claro sua inconformidade com o status quo, reafirmando sua busca incessante pelo melhor produto ou serviço para seu cliente. E eles entendem isso.

Ao investir no desenvolvimento de software personalizado, a empresa está inovando e buscando maneiras melhores de trabalhar e atender às demandas dos clientes. E com isso, atrelado ao empenho de oferecer uma experiência personalizada, seus clientes começam a ver sua empresa com outros olhos. Quando a experiência é personalizada pela sua empresa, ela se torna incomparável.

Deseja desenvolver um software personalizado?

O que achou desses motivos para desenvolver um software personalizado Pensou em outros motivos, ou ficou com alguma dúvida? Use o campo de comentários abaixo!

Confira agora os 5 passos para um projeto de sucesso.

Diretor de Tecnologia | CTO @

Desde sempre o menino 'do computador', descobriu na Computação um mundo incrível a desbravar. Após anos como desenvolvedor mobile, encontrou no empreendedorismo um mundo ainda maior e mais desafiador. Aficcionado por carros antigos, tem seu Maverick desde os 17 anos de idade. Investe as horas livres trabalhando nele e lendo livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *