Aplicativo customizado pode automatizar atendimento a clientes

Aplicativo customizado pode automatizar atendimento a clientes

Nos dias de hoje as pessoas estão acostumadas com tecnologia. O smartphone e os aplicativos tomaram conta da vida moderna. E não é sem motivo: é inegável a facilidade de se comunicar instantaneamente, pedir um Uber, controlar a conta bancária.

Compare com alguns anos atrás. Para se comunicar com alguém distante: era por telefone, e a outra pessoa precisava estar disponível naquele momento exato. Pedir um carro: só indo em um ponto de táxi ou telefonando para uma Rádio Táxi. Para fazer pagamentos ou controlar sua conta bancária, era preciso ir na agência bancária. Botando dessa maneira, fica fácil entender o apelo dos aplicativos em nossa vida.

Nesse novo ambiente de smartphones e tecnologia, uma grande demanda se abriu. E várias empresas já nasceram ou expandiram para esse novo horizonte. Empresas tradicionais também precisam fazer essa expansão, caso contrário correm o risco de perder seu espaço.

Veja abaixo alguns pontos que um aplicativo customizado pode fazer a diferença em seu negócio.

Ter um atendimento melhor e mais eficiente

Criar um aplicativo com foco em relacionamento com clientes pode ser uma ótima ideia. Se sua empresa está com um volume muito grande de atendimentos, um aplicativo pode ser a solução.

Escalar o número de clientes atendidos sem expandir linearmente a equipe de atendimento é um grande desafio, mas que pode ser viabilizado por um aplicativo. 

Quando uma pessoa treinada atende um cliente por telefone, essa pessoa precisa finalizar esse atendimento para iniciar outro. Ela não vai conseguir atender várias pessoas ao mesmo tempo, nem fazer outras coisas enquanto isso, por mais que o atendimento seja simples.

O jogo muda quando o cliente é atendido via chat no seu aplicativo customizado, por exemplo. O atendente pode ajudar várias pessoas ao mesmo tempo, sem prejuízo à qualidade do atendimento, e com mais tranquilidade ao atendente.

A qualidade do atendimento pode até melhorar, uma vez que é possível analisar os problemas com mais calma, e até consultar colegas antes de responder via chat.

E as maneiras de otimizar o atendimento não param por aí. Se sua empresa trabalha com envio de muitos documentos por email, por exemplo, em algum momento isso vai virar uma confusão sem fim.

smartphone flutuando sobre a mão
A mágica agora em suas mãos

Ao ter um aplicativo onde seus clientes podem receber ou enviar arquivos para a sua empresa, você pode estruturar isso de forma a economizar muitas horas de organização e checagem de documentos. Sem contar a redução nas ocorrências de erro.

Comunicação direta com os melhores

Outra vantagem estratégica que o aplicativo customizado possui é a possibilidade de ser um canal. Um meio de comunicação aberto e sob o seu controle com todos que têm seu app instalado.

Por meio das push notifications, você pode mandar pequenas mensagens aos seus usuários (já viu as notificações do iFood?). Com elas, você pode fazer alguma oferta, lembrá-lo de algo, fazer algum aviso importante (por exemplo, se você está abrindo uma nova filial).

As push notifications são um canal excelente, que se usado corretamente pode trazer um engajamento e um relacionamento mais significativo com seus clientes que usam o aplicativo.

Um canal de comunicação moderno

Ter um aplicativo que possibilite o atendimento aos seus clientes é uma maneira de possibilitar e incentivar seus clientes mais modernos – ou mais ocupados – a tirar dúvidas e resolver problemas com praticidade e agilidade.

Hoje em dia cada vez menos as pessoas se dispõem a telefonar ou até mesmo ir a um lugar físico para ser atendido ou tirar dúvidas. E quando você dá uma opção de atendimento mais prática aos seus clientes, com certeza sua relação com eles melhora.

smartphone com imagem de um astronauta na tela
Uma pequena tela para o homem, um grande salto para a humanidade

Bônus: não faça um aplicativo só para isso

Você já entendeu a importância de atualizar os métodos de comunicação para a sua empresa, mas não pare por aqui. Ter um aplicativo customizado envolve um investimento considerável, então nada mais justo que integrá-lo bem ao propósito maior da sua empresa.

Aproveite o aplicativo para fazer a diferença na vida do seu cliente. Por exemplo, ter agendamento de reuniões ou consultas no aplicativo pode revolucionar a experiência do seu cliente.

Outras ideias envolvem usar push notifications para lembrar os usuários de coisas importantes, ou até informações específicas do pedido do seu cliente. Por exemplo, quando o entregador do delivery de pizza está vindo, os clientes podem ser avisados que em instantes a pizza chegará em sua casa. E até ver a localização em tempo real do entregador.

Sua empresa pode enviar ao cliente por meio do aplicativo customizado as fotos do animalzinho de estimação antes e depois do banho na sua pet shop. E por aí vai, existe uma infinidade de ideias, dependendo do negócio e do empreendedor.

Foque no seu negócio que a gente desenvolve para você - Quero saber mais

Tudo isso passa a servir como um meio ter um relacionamento mais marcante com os clientes. Com isso, seu aplicativo pode oferecer outros produtos e serviços de acordo com o estilo de cada cliente.

Tudo isso precisa fazer sentido dentro do seu negócio. Quando o aplicativo faz parte da estratégia da empresa, o sucesso é muito maior. Não esqueça de passar a alma da empresa por meio da identidade visual no aplicativo. E os fluxos de uso devem ser claros e condizentes com o público alvo.

Gostou das dicas?

E aí, teve alguma ideia para o aplicativo da sua empresa? Escreva suas dúvidas aqui no campo de comentários, ficaremos felizes em te ajudar!

Você pode agora entender o que é preciso considerar no desenvolvimento de um aplicativo. Pode ver também o que é código fonte e porque ele pode arruinar seu projeto. Ou então o que avaliar antes de contratar uma equipe de TI.

Diretor de Tecnologia | CTO @

Desde sempre o menino 'do computador', descobriu na Computação um mundo incrível a desbravar. Após anos como desenvolvedor mobile, encontrou no empreendedorismo um mundo ainda maior e mais desafiador. Aficcionado por carros antigos, tem seu Maverick desde os 17 anos de idade. Investe as horas livres trabalhando nele e lendo livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *