Desenvolvimento de Software: o que avaliar antes de contratar

Desenvolvimento de Software: o que avaliar antes de contratar

Na hora de desenvolver um software com uma empresa especializada, muitas coisas estão em risco. Se a escolha for descuidada, pode ser que você acabe com um grande problema nas mãos.

Nessa área, infelizmente é comum vermos projetos atrasarem por meses, terem problemas de desenvolvimento e até aparecerem custos adicionais. Muitos casos acontecem por falta de experiência na hora de projetar e estimar o software.

Todos esses problemas podem ser reduzidos, se prestarmos atenção em alguns pontos cruciais na hora de definir a equipe que vai encabeçar o desenvolvimento do software. Veja abaixo os principais pontos para ficar atento na hora de contratar uma empresa para desenvolver o seu software:

A empresa tem capacidade de se comunicar com você?

Na área tecnológica existem muitas pessoas com capacidade técnica e experiência invejável. Porém, nada disso importa se os desenvolvedores não forem capazes de entender com profundidade o que você realmente precisa.

Além de te entender, os responsáveis pelo desenvolvimento do software precisam ser capazes de explicar como a tecnologia funciona e as possibilidades existentes, de maneira simples e objetiva, de modo que você seja capaz de entender com facilidade. Se não, novamente temos um problema: pois qualquer comunicação precisa ser uma via de mão dupla.

No fim, você e sua equipe de desenvolvimento precisam projetar o que será feito. Para isso, a comunicação entre vocês precisa fluir bem, para conciliar os objetivos do projeto com as possibilidades técnicas.

homem gritando com telefone analógico
Infelizmente gritar não vai ajudar :/

Ou seja, a empresa de desenvolvimento de software precisa te ajudar a tomar as melhores decisões possíveis, considerando o seu objetivo e mantendo o embasamento técnico em todas as conversas e decisões.

A empresa de desenvolvimento de software tem um processo definido e claro?

A empresa a desenvolver o software precisa ser capaz de guiar o processo com experiência e tranquilidade, afinal eles serão fatores determinantes do sucesso do projeto.

É recomendável que a empresa de software tenha um processo de análise e planejamento do trabalho a ser executado, de forma que ocorra um pré-alinhamento de todas as principais ideias e objetivos do projeto. Sem isso, o sucesso do software a ser desenvolvido fica na mão do acaso. E provavelmente não vai ficar do jeito que você está esperando.

Aqui na Loeffa, por exemplo, nós temos uma etapa chamada Análise Express. Nessa etapa levantamos todas as suas necessidades e objetivos do projeto, e criamos um plano estratégico de execução, incluindo valores fixos e prazos definidos. Só depois desse plano ser aprovado que é possível o fechamento do contrato e o desenvolvimento do projeto. Esse processo dá segurança tanto para você, que quer desenvolver um software para atingir seus objetivos, quanto para nós, que precisamos nos assegurar que iremos atingir e superar suas expectativas.

Além disso, a empresa que vai desenvolver seu projeto de software precisa deixar bem claro como o processo vai funcionar. Normalmente para desenvolver um software customizado é necessário o período de algumas semanas, e ter clareza no processo te dá tranquilidade que tudo está correndo conforme planejado.

Outro ponto importante é analisar o contrato. A empresa de software deve ter um modelo padrão a oferecer (afinal eles são os especialistas, certo?), e você precisa ler e analisá-lo com carinho. O ideal é que o contrato esteja bem escrito, definindo os termos do trabalho e deixando claro o que deve ocorrer nos casos adversos, sem exageros e vantagem para qualquer dos lados. Afinal é para isso que o contrato serve.

três garotas com câmeras fotográficas no trilho do trem tirando fotos
Tem que rolar aquela parceria

Avalie casos anteriores: converse com clientes antigos da empresa de software

Com certeza a empresa de software que você está pautando para desenvolver seu projeto tem um site. Nele, você deve encontrar uma área com os clientes, trabalhos atuais e anteriores. Essas informações estão ali para você ver outras pessoas que já confiaram na empresa, e outros projetos que já foram concluídos.

Você pode entrar em contato com alguns desses clientes para perguntar como foi a execução do projeto, se gostou do resultado, se houveram atrasos ou mal entendidos, etc. Também é recomendável avaliar o próprio site da empresa. O design e o site como um todo deve estar em ordem, e nos dias de hoje é obrigatório que o protocolo https (cadeadinho) esteja ativado, principalmente por se tratar de fornecedores de tecnologia.

E como vai ser depois da entrega?

Seu fornecedor de desenvolvimento de software precisa deixar claro alguns pontos que serão essenciais no final do projeto. O primeiro deles é como será o processo para colocar o software para funcionar. No caso de sites e sistemas web, vai ser necessário um servidor que tem um custo mensal, enquanto aplicativos precisam pagar taxas na Google e na Apple, a depender das plataformas a ser usadas. Isso precisa estar na mente dos envolvidos, para não virar uma surpresa no momento da entrega final.

Algum tipo de garantia precisa existir. A empresa que você está contratando falou sobre isso? Todo software tem ou vai ter algum tipo de problema, cedo ou tarde. A diferença é que alguns sabem disso e estão preparados, enquanto outros vão demorar semanas até descobrir o problema. Aqui na Loeffa nós damos garantia integral em todos os trabalhos realizados por nós durante 3 meses. E temos um pacote completo para te ajudar em qualquer problema que apareça no seu software, independente da origem ou motivo do bug.

Certifique-se também de que a empresa vai ter disponibilidade para trabalhar em eventuais continuações do projeto. Isso é importante, caso contrário em um futuro bem próximo talvez você se encontre novamente lendo esse post, procurando uma nova empresa de desenvolvimento de software para atender as necessidades que a empresa anterior não foi capaz de seguir atendendo.

Deseja desenvolver um software customizado?

E aí, a empresa de software que você está avaliando passou no teste? Você pode ver também os 5 passos para um projeto de sucesso, e 6 cuidados ao desenvolver seu software.

Ficou com dúvida ou quer fazer algum comentário? A caixa dos comentários abaixo foi feita para você 🙂

Diretor de Tecnologia | CTO @

Desde sempre o menino 'do computador', descobriu na Computação um mundo incrível a desbravar. Após anos como desenvolvedor mobile, encontrou no empreendedorismo um mundo ainda maior e mais desafiador. Aficcionado por carros antigos, tem seu Maverick desde os 17 anos de idade. Investe as horas livres trabalhando nele e lendo livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *