6 Cuidados para ter no Projeto de Desenvolvimento de Software

6 Cuidados para ter no Projeto de Desenvolvimento de Software

Para ter um projeto incrível, o trabalho começa bem antes do desenvolvimento. Tenha esses cuidados para ter um projeto de sucesso!

Ter uma ideia para botar em prática é sempre muito instigante, nos faz querer entrar de cabeça o mais rápido possível para começar a ter resultados. Porém, muitas vezes empreendedores acabam correndo para o desenvolvimento de um software customizado, atropelando pontos cruciais para o sucesso da empreitada.

Leia abaixo 6 cuidados que você precisa ter ao iniciar um novo projeto de desenvolvimento de software:

1 – Verifique o que é tecnicamente viável

Tenha uma noção do que a tecnologia permite. Pois sua ideia pode ser maravilhosa, porém a tecnologia talvez não seja exatamente como você pensou.

A profundidade do conhecimento necessário depende do tipo de projeto, mas normalmente ter conhecimento básico de quais tecnologias serão envolvidas e como elas funcionam já é o suficiente.

Em projetos que envolvam software, você precisa ter alguma noção de como código fonte funciona, por exemplo. Outra opção é consultar uma empresa especializada no assunto e verificar as reais possibilidades antes de iniciar um projeto.

tronco de árvore com o desenho de uma espada entalhada
Linda espada, mas não é bem assim que funciona.

2 – Planeje para executar seu projeto de desenvolvimento de software

Você precisa ter clareza sobre o que seu projeto precisa fazer e o que não precisa. É muito fácil um projeto de software levar vários meses para ser desenvolvido. Porém, quando bem planejado, é possível ter disponível já nas primeiras semanas de trabalho algumas das ações principais disponíveis para utilização.

Por isso, é importante ter em mente que o planejamento precisa refletir isso, com o projeto separado em etapas incrementais, que fazem sentido por si só. Caso tenha dificuldade em planejar essas etapas e suas tarefas, é recomendável procurar uma consultoria para te ajudar.

A Loeffa, por exemplo, disponibiliza esse serviço aos clientes, em um formato bem enxuto para ajudar a ter uma visão macro do projeto. Temos também um post para te ajudar com mais profundidade nesta etapa.

3 – Conte com especialistas para gerenciar o projeto

Alguns desenvolvedores são capazes de gerenciar projetos de desenvolvimento, mas a regra não é bem essa.

Gerenciar projetos de software requer uma habilidade mágica que a humanidade ainda não foi capaz de entender completamente: fazer estimativas.

Estimar o esforço necessário para desenvolver um software novo é parecido com definir quanto tempo vai ser preciso para cavar uma trincheira. Mas é uma trincheira no meio da floresta? Vai ter pedras, troncos ou é no meio do deserto? Não se sabe! É preciso estimar mesmo assim.

Dessa forma, você vai querer alguém que tenha experiência em planejar e estimar projetos. Caso contrário um projeto que deveria levar semanas ou meses de trabalho pode acabar virando anos de angústia e decepção a todos os envolvidos.

4 – Tenha uma equipe com a capacidade técnica necessária

Preste atenção na sua equipe de desenvolvimento. Seus desenvolvedores e/ou o gestor da equipe precisam ter uma boa gama de opções para atingir o resultado que seu projeto de desenvolvimento de software precisa.

Se for uma equipe com pouca experiência, ou se não estiverem comprometidos com o sucesso do seu projeto, você pode correr alguns riscos.

esquadrilha da fumaça em formação durante vôo, desenhando com fumaça colorida
Experiência e comprometimento

Pode ser que a decisão seja por usar alguma tecnologia porque “está na moda” ou há interesse pessoal na tecnologia. Porém não é uma boa escolha para o seu projeto. Porque isso pode se tornar um problema, com possibilidade de aumentar os custos, alongar o prazo da entrega ou até causar o fracasso total do projeto.

É comum, e até desejável que a equipe aprenda coisas novas na criação do projeto. Mas as decisões precisam ser sempre guiadas pelo resultado desejado por você, pelo bem do sucesso do seu projeto.

5 – Teste muito bem antes do lançamento

Executar um projeto de software é complexo, e o resultado é um sistema com muitas partes móveis. É comum que algumas partes precisem de ajustes ou polimentos. Porém, é ideal que a maioria dos problemas sejam identificados ainda no desenvolvimento, antes dos primeiros usuários.

Sua equipe de desenvolvedores deve prestar atenção nesse tópico, principalmente mais próximo da entrega. É recomendável também que você, a mente por trás do projeto, teste todos os fluxos e confirme que o produto está de acordo com a expectativa.

6 – Não esqueça de ter um plano para manter o seu projeto no ar e funcionando bem

No momento em que o software está pronto, é hora de disponibilizá-lo para uso. Os usuários começam a usar, e os problemas que passaram despercebidos pela equipe e por você começam a aparecer.

Esses problemas são notados – cedo ou tarde – pelos usuários. Por exemplo, você desenvolveu um sistema para melhorar o relacionamento com seus clientes e a ferramenta não funciona tão bem como o imagina. Você vai precisar torcer e contar com os usuários para notar estes pontos de problema e melhoria o quanto antes e para que te avisem.

Normalmente demoram dias ou semanas até que você tome conhecimento, e isso é terrível. Pois usuários esbarram em algum problema grave e pensam: “bom, não funciona”. Cada vez que isso acontece, essa imagem fica um pouco mais gravada na mente daqueles clientes.

homem caminhando, loja com dizeres 'take care always' ao fundo
Te tornas responsável por aquilo que crias.

O software é uma coisa viva, praticamente um micro universo, onde muitas coisas vão acontecer. E há inúmeras situações em que alguma dessas coisas pode dar errado, por isso é essencial um plano de monitoramento. No mínimo alguém precisa ficar responsável pela resposta aos usuários, sejam os reviews nas App Stores, ou por um formulário de contato do seu site.

Dependendo do tipo de projeto, pode ser importante ter um plano de ação mais arrojado, com algum tipo de monitoramento automático para identificar se o sistema está com algum problema crítico.

Você já passou por algum problema no desenvolvimento do seu software que poderia ter sido evitado? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Deseja desenvolver um software customizado?

Diretor de Tecnologia | CTO @

Desde sempre o menino 'do computador', descobriu na Computação um mundo incrível a desbravar. Após anos como desenvolvedor mobile, encontrou no empreendedorismo um mundo ainda maior e mais desafiador. Aficcionado por carros antigos, tem seu Maverick desde os 17 anos de idade. Investe as horas livres trabalhando nele e lendo livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *